Ntrabalho Da JANETE
554 palavras
3 páginas
No livro conselhos gestores e participação sociopolítica de Maria da Gloria Gonh na pag 68. O conselho tem suas adversidades quanto ao próprio conceito de participação e de gestão, o impacto dos conselhos enquanto mecanismo inovador na gestão publica, no âmbito institucional e na esfera da participaçãoO conselho não e novo na historia, utilizado na gestão publica em coletivos organizados da sociedade civil.
Os pesquisados afirmam que os conselhos são tão antigos quanto a própria democracia participante. As câmaras municipais e as prefeituras do Brasil organizadas segundo esse sistema.
A forma tradicional do conselho deu lugar aos conselhos urbanos, originários das comissões de moradores. Os conselhos são bem violentos na época de crise politica e institucional com as organizações d caráter tradicional.
O conselho popular foi criado para que as pessoas possam participar ativamente de decisões politicas no estado onde mora.
Participação pode ser compreendida como um processo no quais homens e mulheres se descobre como sujeitos políticos, exercendo os direitos políticos, ou seja, uma prática que está diretamente relacionada à consciência dos cidadãos e cidadãs.
Conselhos populares
A Política Nacional de Participação Social institui conselhos populares para participar de decisões na gestão de políticas públicas. É a regulamentação dos canais de intermediação popular, que já existem no Brasil desde 1937, com conselhos, e desde 1941, com conferências.
Além dos conselhos e comissões, o decreto estabelece ouvidoria, fórum Inter conselhos, audiência e consultas públicas, ambiente virtual de participação e a mesa de diálogo, que atende às demandas das ruas, pós junho de 2013, ao contar com a participação da população para prevenir, mediar e solucionar conflitos sociais.
Participações populares
“A participação é requisito de realização de o próprio ser humano e para seu desenvolvimento social requer participação nas definições e decisões da vida social.” (SOUZA, 1991, p.