1
Assunto: características dos seres vivos
Prof. enrico blota
Biologia
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
Os seres vivos apresentam características básicas que os diferenciam da matéria bruta. Todos os seres devem apresentar organização celular, reprodução, metabolismo (anabolismo – montagem de substâncias e catabolismo – degradação de substâncias), crescimento, evolução, reação e irritabilidade, movimento e composição química. No caso dos vírus, eles adquirem manifestações vitais quando penetram nas células vivas, sendo assim parasitas intracelulares obrigatórios e alguns pesquisadores os consideram partículas infecciosas e não seres vivos.
Anabolismo e catabolismo:
Evolução:
Energia luminosa ECOSSISTEMA
CO₂ + H₂O
Fotossíntese nos cloroplastos
Respiração celular nas mitocôndrias
Moléculas orgânicas +O₂
ATP
ATP fornece energia para maioria do trabalho celular
Energia
térmica
2
Biologia – Prof. Enrico Blota
Composição Química dos Seres Vivos
Alguns elementos químicos são encontrados com maior frequência nos seres vivos. São eles o carbono (C), nitrogênio (N), oxigênio (O), hidrogênio (H). Outros, como o fósforo (P), cálcio
(Ca), potássio (K), sódio (Na) e enxofre (S), também são importantes elementos necessários para o metabolismo dos seres vivos e para compor as substâncias. Existem muitas formas de combinação desses elementos na natureza. Assim, eles formarão moléculas inorgânicas (como a água – H2O) e moléculas orgânicas (como a glicose C6H12O6). Outras moléculas podem ser mais complexas, como é o caso da clorofila presente nos vegetais e da molécula de hemoglobina dos animais. Abaixo alguns dos grupos funcionais químicos importantes no estudo da biologia.
Há também moléculas que armazenam muita energia, como é o caso do ATP (trifosfato de adenosina). Elementos Principais
C–H–O–N–P–K–S
Formação de compostos
Orgânicos e inorgânicos
Água
75% - 85%
Proteínas
10% - 15%
Outras
Lipídios
2% - 3% Glicídios Ácidos substâncias
1%
1% nucléicos