Sinalização Regulatória
O objetivo da sinalização regulatória e a prevenção de acidentes, identificação dos equipamentos de segurança, delimitação de áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertindo contra riscos, quando presentes.
O CPM passou recentemente por essa avaliação, e foi aprovado. Isso significa que toda sua sinalização regulatória está correta e de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT e Brigada de Incêndio.
Dentro dessa categoria de sinalização, encontramos outros, mais específicas. São elas:
Sinalização de segurança: sinalização que fornece uma mensagem de segurança, obtida por uma combinação de cor e forma geométrica, à qual é atribuída uma mensagem específica de segurança pela adição de um símbolo gráfico executado com cor de contraste.
Sinalização básica: conjunto mínimo de sinalização que uma edificação deve apresentar, constituído por quatro categorias, de acordo com a sua função: proibição, alerta, orientação e salvamento e equipamentos.
Sinalização complementar: conjunto de sinalização composto por faixas de cor ou mensagens complementares à sinalização básica, porém, das quais esta última não é dependente.
Sinalização de alerta: sinalização que visa alertar para áreas e materiais com potencial risco de incêndio ou explosão.
Sinalização de equipamentos: sinalização que visa indicar a localização e os tipos de equipamentos de combate a incêndio e alarme disponíveis no local.
Sinalização de orientação e salvamento: sinalização que visa indicar as rotas de saída e as ações necessárias para o seu acesso e uso adequado. As normas estabelecidas para esse tipo de sinalização inclui formas, cores e dimensões das