Biologia celular
1. Os tipos de comunicação entre as células podem ser resumidos em 5 tipos principais. Quais são?
Endócrina, sináptica, parácrina (autócrina), dependente de contato e junções comunicantes.
2. Os receptores estão divididos em quatro grandes classes, quais são elas?
Ligados a proteína G, canal iônico, ligados a enzimas e nucleares.
3. Dê exemplos de moléculas sinalizadoras (ou mensageiros celulares).
Hormônios esteroidais, hormônios tireoidianos e qualquer molécula endógena que possua receptores em nosso corpo.
4. Quais os eventos que estão envolvidos no processo de sinalização, para receptores de superfície celular?
Primeiramente ocorre reconhecimento do sinal, então ocorre a transdução inicial, transmissão, transdução e amplificação (2º mensageiro), integração, distribuição e resposta.
5. Defina receptor.
O receptor é uma proteína que pode ser transmembrânica ou citoplasmática e que se liga às moléculas sinalizadoras através da afinidade e especificidade, transduzindo o sinal.
6. O que fazem as proteínas quinases e fosfatases?
As quinases são enzimas responsáveis por fosforilar os aminoácidos serina, treonina e tirosina, enquanto as fosfatases são responsáveis por desdfosforilar esses aminoácidos.
7. Defina proteína G. Dê exemplos de moléculas sinalizadoras que se ligam a maior classe de receptores (são mais de 1000 tipos identificados), os receptores associados à proteína G.
A proteína G é a proteína trimérica de ligação a GTP. Fica acoplada a um receptor e atuam indiretamente na regulação da atividade de uma proteína-alvo ligada à membrana plasmática. Exemplos de moléculas sinalizadoras que se ligam a receptores associados a proteína G: hormônios esteróides, hormônios tireoidianos, retinóis e vitamina D.
8. Apesar de serem mais de 1000, os tipos de receptores ligados à proteína G conhecidos, e das diversas moléculas sonalizadoras/ligantes destes