Associações de resistências elétricas
RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA 3: ASSOCIAÇÕES DE RESISTÊNCIAS ELÉTRICAS
PRIMEIRA AVALIAÇÃO
MOSSORÓ 2013
ÍCARO KENNEDY FRANCELINO MOURA PAULO DE TASSO DE MEDEIROS
RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA 3:
ASSOCIAÇÕES DE RESISTÊNCIAS ELÉTRICAS
Relatório
da
experiência
3
apresentado à disciplina Laboratório de Eletromagnetismo, como requisito à obtenção da nota parcial referente à 1º avaliação. Prof. Doutor João Maria Soares
MOSSORÓ 2012
Introdução
A associação de resistores é muito comum em vários sistemas, quando queremos alcançar um nível de resistência em que somente um resistor não é suficiente. Qualquer associação de resistores será representada pelo Resistor Equivalente, que representa a resistência total dos resistores associados. O objetivo fundamental seria reconhecer e montar diferentes associações com resistores e determinar o resistor equivalente em série, paralelo e mista de resistores.
Associação de resistores: a) em série b) em paralelo e c) mista.
Neste experimento realizado, montamos e estudamos a física de circuitos elétricos formados por resistores e fontes de tensão. Neste, nos limitamos a analisar circuitos nos quais as cargas se movem sempre no mesmo sentido, conhecidos como circuitos de corrente contínua ou circuito CC. Para isso, montamos duas associações com diferentes distribuições de resistores, um em serie e o outro em paralelo.
Material Utilizado:
01 painel para associações elétricas Balen; 04 conexões de fios com pinos banana; 03 conexões de fio de cobre; 01 multímetro.
Imagem meramente ilustrativa
Fundamentação Teórica
Associação em série Na associação em série todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica. Os resistores são ligados um em seguida do outro, existindo apenas um caminho para a