Relatório de associação em série
* Obter a resistividade elétrica ρ de dois fios, um de aço e outro de cobre. * Utilizar medidas simultâneas de corrente elétrica e tensão elétrica com dois multímetros digitais. * Explorar a associação em série de um resistor de potência com um fio (cobre ou aço). * Utilizar uma trena e paquímetro em associação com os multímetros digitais, para obtenção de parâmetros geométricos associados à resistividade elétrica comparar os valores experimentais obtidos com valores de referência fornecidos no roteiro 3.
Resumo
Dois resistores foram utilizados para estudo das associações em série e paralelo. Os valores de tensão, corrente e resistência elétrica foram obtidos utilizando-se um multímetro.
Uma comparação entre as diversas grandezas elétricas, características de cada associação, foi realizada tanto com os valores experimentais obtidos, quanto dos valores teóricos calculados.
Os erros percentuais destas grandezas foram calculados e foi-se verificado que nenhum erro ultrapassou 2%, permitindo concluir que as características teóricas das associações foram obedecidas experimentalmente.
Introdução Teórica
Os resistores ôhmicos, aqueles que obedecem a Lei de Ohm, podem ser associados em diversas configurações, conhecidas como associações em série e paralelo. As características de cada associação será apresentada abaixo.
Associação em Série
É o tipo de associação onde os resistores são ligados um em seguida do outro, de modo a serem percorridos pela mesma corrente elétrica. Podemos ver no esquema abaixo como fica associação de alguns resistores em série.
Figura 1: Associação em série de n resistores (retirado de www.efeitojoule.com)
A característica principal desta associação é que não há alteração do caminho da corrente elétrica, de maneira que esta é a mesma para todos os elementos da associação. Sendo assim, a tensão total da associação é a soma individual de cada tensão, portanto,
V= V1+ V2+ V3+ ……+ Vn1