Relatorio Associacao De Resistores Serie E Paralelos
1. INTRODUÇÃO 2
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2
3. OBJETIVO 3
4. MATERIAIS E MÉTODOS 3
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4
6. CONCLUSÃO 5
7. REFERÊNCIA 7
1. INTRODUÇÃO
Um resistor (frequentemente chamado de resistência, que é na verdade a sua medida) é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, ora com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito.
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem decorrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica ou impedância, que possui como unidade o ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica, apesar de limitar a corrente.
Entretanto, nem sempre está à disposição resistores com a resistência elétrica necessária para o circuito elétrico e uma das formas de contornar esse problema é associando resistores denominados em série e em paralelo, cuja diferença está na forma de como eles são combinados.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
No começo do século XIX, Georg Simon Ohm (1787-1854) mostrou experimentalmente que a corrente elétrica, em condutor, é diretamente proporcional a diferença de potencial U aplicada. Esta constante de proporcionalidade é a resistência R do material. Então de acordo com os experimentos de Ohm, temos a equação abaixo (1).
U = R x i (1)
Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compõem a associação. A resistência equivalente de uma associação em série sempre será maior que o resistor de maior resistência da associação.
A corrente elétrica que passa em cada resistor da associação é sempre a mesma, A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores, A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R . i ,