Relatorio ASSOCIACAO DE RESISTORES EM SERIE E PARALELO
2. Objetivo: Estudar as características de associações em série e paralelo dos resistores. Tendo em vista a lei de Ohm durante o experimento, analisar o comportamento dos fatores envolvidos.
3. Introdução teórica: As regras de Kirchoff facilitam no calculo de correntes, resistências e ddps em circuitos mais complexos, as regras são as seguintes: -Regra dos Nós: A soma algébrica das correntes que chegamou saem de um nó é nula:
Em si, esta regra é apenas uma aplicação do principio da conservação das cargas elétricas, ao considerar as correntes que entram em um nó positivas e as que saem negativas, sua soma é igual a zero. -Regra das malhas: A soma algébrica das forças eletromotrizes fem(E) é igual à soma dos produtos I R (ddp) na mesma malha:
Associação em série de resistores: Dois ou mais resistores estarão ligados em série quando a corrente que passa por eles é a mesma. Considerando-se 2 resistores R1 e R2, ligados em serie, temos:
(1) (2)
Pela lei das malhas, temos que a tensão da fonte é:
(3)
Logo;
(4)
Então a resistência equivalente será: (5)
Generalizando:
(6)
Associação em paralelo de resistores: Dois ou mais resistores estarão ligados em paralelo quando a tensão entre seus terminais for igual. Considerando dois resistores ligados em paralelo R1 e R2, teremos então:
Pela lei dos nós: (7)
Lembrando que V=R.I, segue; (8)