ATPS PRONTA Passo 3
Produzir um texto dissertativo-argumentativo envolvendo as três definições acima pesquisadas.
Somente as crianças podem criar novos valores. Somente elas podem criar novos universos através de sua imaginação. Ao brincar ela cria e recria, constrói e destrói, pinta e apaga tal como o artista. Ela é livre para criar novas realidades. Quando somos crianças somos espontaneidade, liberdade e vontade. A criança parte de uma perspectiva afetiva. Ela não entende o mundo dos adultos, faz porque deseja, faz porque gosta, faz sem pensar. A criança é pura espontaneidade, necessidade, liberdade, não sente culpa, não tem malicia, é inocência e sua vida consiste em brincar A criança é um ser lúdico que faz suas próprias construções através do brincar, do encenar, do estabelecimento de vínculos afetivos e de situações prazerosas que a auxiliam na construção e na reorganização de suas ideias e sentimentos sobre o mundo, as pessoas e sobre si mesma. A criança representa um espirito livre, os valores morais e a criação de novos valores, essa capacidade de valores é perdida somente quando se tornam adultos.
Na declaração universal dos direitos humanos as nações unidas proclamaram que a infância tem direito á cuidados assistenciais especiais, pois a família, como um grupo fundamental da sociedade e ambiente natural para o crescimento e bem estar de todos os seus membros e em particular as crianças, que por sua vez precisam receber uma assistência necessária e personalizada a fim de poder assumir plenamente as suas responsabilidades dentro da comunidade.
A educação infantil possui duas dimensões: a de cuidar e a de educar, que devem ser consideradas como essenciais e importantes nas propostas pedagógicas voltadas para essa faixa etária, sendo necessário ressaltar que o cuidar compreende os cuidados básicos com a alimentação, a higiene e o vestuário. E além do cuidar é necessário o educar a criança, colocando-a como indivíduo que possui o direito do conhecimento e começar a se