BIOMEDICINA
1. Tanto a liberação do cálcio para o citosol quanto a ativação da calmodulina dependem de segundos mensageiros, o DAG e o IP3.
a. Explique detalhadamente o mecanismo molecular pelo qual são originadas tais moléculas, desde a ativação da proteína Gq específica até a resposta gerada em nível nuclear, dando um exemplo de ligante responsável por essa ativação e dos respectivos produtos dessa ativação.
b. A DAG e IP3 possuem funções diferentes e em locais distintos, pode-se afirmar que há elas atuam de modo independente? Por que?
2. A estrutura química é essencial para a localização e função da DAG e IP3. Qual a diferença química que possibilita o local de ação desses produtos do fosfatidil inositol 4,5 bifosfato (PIP2) e como implicam na sua função?
3. Nos processos de ativação via proteína Gq, sabe-se que a fosfolipase C (PLC), uma enzima ancorada na membrana celular, possui grande importância para a cascata de sinalização intracelular dessa via. Cite as principais diferenças estruturais da proteína Gq, em relação à proteína Gs, e explique a função da PLC na sinalização via proteína Gq, enfocando nos mecanismos responsáveis por sua ativação e nos produtos de tal processo.
4. Em relação aos canais de cálcio do retículo endoplasmático, regulados por IP3, sabe-se que existem padrões diferentes de liberação desse íon por meio de tal via. Cite que padrões são esses e explique em que situação ocorre cada um deles.
5. Estabeleça a importância da baixa concentração de íons Ca2+ no citoplasma para a sinalização intracelular.
6. O complexo Ca2+-Calmodulina funciona como segundo mensageiro na proteína Gq, iniciando respostas intracelulares. Qual é a conseqüência da ativação por essa via ao nível dos tecidos musculares?
1 – a. b. Não. Pois, a PKC precisa ser recrutada pela DAG para ser ativada pelo cálcio. Por sua vez esse, o cálcio advém, sobretudo, da ação da IP3