Sinalizaçao por canal comum
Figura 4: Sinalização por Canal Comum
Sistemas de Sinalização: A Função da Sinalização As redes de telecomunicações baseadas na técnica de comutação de circuitos, como a rede telefônica, necessitam trocar informações com os usuários para assegurar a supervisão e o controle das conexões. E da mesma forma, os diversos centros de comutação por onde a conexão será encaminhada necessitam trocar entre si, informações semelhantes. Este intercâmbio de informações é, em ambos casos, denominado sinalização, em oposição a informação útil trocada entre usuários e que é transportada de forma transparente pela rede de telecomunicações.
Figura 5: A Função da Sinalização. Nos sistemas telefônicos convencionais a sinalização é transferida sobre os próprios circuitos pelos quais a conversação será estabelecida. Este método de sinalização é denominado por canal associado e são utilizadas, para isto, técnicas relativamente simples, como o envio de pulsos, inversão de polaridade nos circuitos, envio de códigos multifrequenciais, etc.
Figura 6: Sinalização por Canal Associado De uma forma geral, os sistemas de sinalização têm-se desenvolvido em paralelo à tecnologia dos equipamentos de comutação. A cada geração de equipamentos de comutação tem correspondido uma certa categoria de sistemas de sinalização. Neste sentido, e a títulode ilustração, pode-se dizer que a sinalização decádica é característica da geração de equipamentos eletromecânicos passo a passo e a sinalização multifrequencial, da geração de equipamentos cross-bar. Nos sistemas telefônicos modernos, com o advento do controle por