Sinaliza O
“A sinalização turística tem um papel importante na divulgação dos atrativos e equipamentos turísticos, que direciona o viajante, que desconhece a região que está circulando, principalmente quando visita o destino pela primeira vez”, explica a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis.
Para o desenvolvimento do estudo, o Sebrae contratou a Futura Consultoria, que montou o projeto e entregou, junto com o estudo, que visa implantar, adequar e/ou complementar a sinalização já existente. O material apresenta três etapas: Estudo Técnico; Elaboração do Projeto Conceitual e a Elaboração do Projeto Executivo.
“FALA VANESSA”
Benefícios
Com a sinalização já implantada, o fluxo turístico tende a crescer, pois as placas impulsionam a interiorização do turismo, facilitando o deslocamento para outras regiões, além de apresentar os atrativos locais da cada espaço. “A sinalização agrega valor aos atrativos e também garante segurança para o turista”, explica Novis.
Estudo Técnico
A primeira etapa do projeto já está concluída. Nele se encontra o diagnostico das regiões turísticas contempladas, os principais eixos da de circulação do fluxo turístico, os limites geográficos dos municípios e regiões, definição estratégica de sinalização e os planos funcionais.
Os locais que possuem maior circulação turística, como as Regiões Costa dos Corais, Metropolitana de Maceió, Lagoas e Mares do Sul e Caminhos do São Francisco terão suas rodovias sinalizadas ou re-adequados, seguindo as especificações do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), Conselho Nacional de Transito (Contran) e Departamento Nacional de