TRABALHO SINALIZA O
Garantir a segurança e o conforto dos usuários e dos colaboradores que trabalham na obra. São, sem dúvida, uma das medidas mais importantes de prevenção dos riscos profissionais, uma vez que estimula e desenvolve a atenção do trabalhador para os riscos a que está exposto, e permite-lhe recordar as instruções e os procedimentos adequados em situações de risco.
Entende-se por sinalização de segurança aquela sinalização que está relacionada com um objeto, uma atividade ou uma determinada situação, suscetíveis de provocar determinados perigos para o trabalhador. Esta sinalização fornece uma indicação relativa à segurança no trabalho, através de uma placa com forma e cor característica, de um sinal luminoso, de um sinal acústico, ou através da comunicação verbal ou gestual.
1 RESUMO
Hoje os meios e formas de sinalização são imprescindíveis para o fornecimento de informações simples e rápidas, pois a transmissão nem sempre é viável, a exemplo das placas de sinalização que emitem de forma rápida e precisa a informação, fazendo com que o receptor entenda a mensagem e saiba como proceder. O objetivo do presente trabalho é identificar a importância da sinalização para a segurança como aspecto indispensável na comunicação, de modo que produza efeitos de eficácia para a relação e organização social. No presente artigo é compreendido que desde a pré-história a humanidade já se comunicava, organizava e registrava suas atividades por meio de imagens. Com o tempo essa forma de linguagem foi gradativamente aperfeiçoada, à medida que aumentava a necessidade de uma comunicação mais breve e acessível. Isso causou o avanço na área da comunicação visual, surgindo as placas de sinalização, semáforos e sinais sonoros, para os dias de hoje. Para o futuro há a perspectiva de que, em virtude da necessidade de transmissões de informações rápidas nos espaços públicos, o ser humano desenvolva meios tecnologicamente