Wood Frame versus Alvenaria Comparativo 15
ALVENARIA
WOOD FRAME
INSTALAÇÕES
Paredes são fitas manualmente no local onde devem ficar o que dificulta a execução. Instalações são feitas quando a parede já esta pronta, o que diminui a versatilidade.
Paredes já saem de fábrica com instalações elétricas e hidráulicas, e prontas para receber acabamento.
DEPOSITO DE MATERIAIS
A execução in loco requer grandes depósitos de materiais: areia, cimento, tijolos, etc. Isso diminui a limpeza e segurança do canteiro de obras.
Os depósitos de matéria-prima ficam no local da indústria, sendo que poucos materiais são armazenados em obra, um canteiro limpo oferece segurança a todos que lá trabalham.
PROJETOS
Os projetos não oferecem precisão construtiva, o que ocasiona desperdício de materiais através de cortes, preenchimentos, requadros, substituições e etc.
O planejamento computadorizado tem precisão milimétrica, o que torna o desperdício de materiais quase nulo.
EXECUÇÃO DA OBRA
As etapas da obra são interdependentes e pode acontecer simultaneamente, o que gera dificuldade administrativa, adaptações improvisadas e as famosas “gambiarras”.
As etapas da obra são independentes, o que impede que erros em etapas iniciais se propaguem pelo restante da obra. A previsibilidade da construção se reverte em eficiência e economia
CONFORTO TÉRMICO
A condutividade térmica da alvenaria faz com que a temperatura interna das edificações relacione intimamente com a externa, o que gera um gasto de energia com ar-condicionado, aquecimento e etc.
Com uma condutividade térmica 16 vezes menor que a alvenaria, o Wood Frame praticamente dispensa climatizadores, o que economiza energia elétrica e aumenta o conforto do usuário.
MATÉRIAS-PRIMAS
O cimento é uma mistura de argila, gesso e outros minerais, que são explorados pelo método extrativo. Isso quer dizer que são subtraídos da natureza e jamais substituídos.
A madeira possui um ciclo intacto, onde as árvores cortadas dão sempre lugar a novas árvores. È