Trabalho De Dennis
Centro de Ciências Humanas – CCH
Curso de História
Disciplina: História Medieval II
Docente: Denis Melo
Discente: Georganna Deyse Mesquita Braga
FICHAMENTO
“OS ESCRITOS DE FRANCISCO DE ASSIS: DIÁLOGO E ARTICULAÇÃO ENTRE A NOVA E A VELHA CIDADE MEDIEVAL”
Sobral/CE
06 de abril de 2015
“Francisco de Assis organiza e lidera um movimento que se coloca submetido à hierarquia eclesiástica, e por isso obediente a ortodoxia cristã, mas que realiza uma atuação inovadora e concreta na sociedade, modernidade que se distancia das tradições eclesiásticas. [...]”. (p.1)
[O presente artigo perpassa por um conflito existente entre alguns grupos sociais e seus pontos de vista e a ideologia pregada pela igreja principalmente pelos franciscanos, grupo que lidera opiniões defendendo uma proposta inovadora da sociedade cristã.].
“[...] Para tanto, devemos voltar nossas atenções, primeiramente, para as cidades e os citadinos, buscando delimitar o tipo de cidade e os grupos citadinos, que interagiram com o movimento franciscano.” (p.2).
[Não podemos deixar de compreender que a sociedade sofre uma influência grande do meio que, convive principalmente dos grupos que interagem].
“[...] A história muda, mas faz-se sempre no mesmo local. Daí as ilusões da continuidade.” (LE GOFF, 1992, p. 33) Logo, encontramos no Ocidente cidades que se diferem em sua natureza, onde a nova cidade convive com as velhas.” (p.2)
[A sociedade se moderniza, cria novos aspectos e estruturas, mas valores, culturas e costumes nunca são acabados totalmente]. “[...] temos que as cidades que surgem no século XII apresentam-se interligadas, formando uma teia cultural citadina, que construiu estruturas específicas e pode ser pensada como espaço onde forma-se uma nova mentalidade, que incorpora o respeito e convívio com a diversidade de pensares e hábitos, regrados pela construção de leis comuns.” (p.3)
[Sabemos o quanto os seres são influenciáveis, mas a