sinais vitais
É um conjunto de ações de enfermagem que tem o objetivo de monitorar a condição clínica do cliente através de mensuração sistematizada da temperatura, pulso, respiração e pressão arterial.
OBJETIVOS:
1. Auxiliar no diagnóstico e tratamento
2. Acompanhar a evolução da doença
MATERIAL:
1. Esfignomanômetro e estetoscópio
2. Termômetro
3. Relógio com ponteiros de segundos
4. Canetas
5. Recipiente para lixo (frasco de soro vazio cortado)
6. Recipiente com bolas de algodão
7. Almotolia com álcool a 70%
Pressão Arterial
A pressão arterial é uma pressão que todos nós temos dentro dos vasos sanguíneos. Ela é o resultado da contração do coração a cada batimento e da contração dos vasos quando o sangue por eles passa. O resultado do batimento do coração é a propulsão de uma certa quantidade de sangue (volume) através da artéria aorta. Quando este volume de sangue passa através das artérias, elas se contraem como que se estivessem espremendo o sangue para que ele vá para frente. A manutenção desta pressão é essencial para a vida, pois ela é indicativo de que o sangue está com força para sair do coração e alcançar todos os demais órgãos.
Instrumentos para a realização:
O instrumento utilizado para medir a pressão arterial é o esfigmomanômetro, e os tipos mais usados são os de coluna de mercúrio e o ponteiro (aneroide), possuindo ambos um manguito inflável que é colocada em torno do braço do paciente. O estetoscópio é o instrumento que amplifica os sons e os transmite até os ouvidos do operador.
O ponto mais alto da pressão nas artérias é chamado de pressão sistólica. O ponto mais baixo, ou a pressão que está sempre presente sobre as paredes arteriais é chamado de pressão diastólica. O primeiro som claro, quando o sangue flui, através da artéria comprimida, é a pressão sistólica. A pressão diastólica ocorre no ponto em que o som muda ou desaparece.
A série de sons que o operador ouve, ao verificar a pressão