Análise cristalografica
Alunos:
Thor – 110101;
Homem de Ferro – 110102;
Hulk – 110103;
Capitão América – 110104;
Gavião arqueiro – 110105.
Turma:
2º Semestre de Tecnologia em Projetos Mecânicos.
Disciplina:
Materiais de Construção II.
Professora:
Natasha Viúva Negra
Objetivo:
O presente relatório tem como finalidade descrever as atividades realizadas em aula prática de analise morfológica ou cristalográfica, realizada no laboratório da Faculdade de Tecnologia, na cidade de........, estado de São Paulo. Onde foram realizados os procedimentos necessários para esse tipo de analise, tornando possível visualizar a estrutura cristalina de um material.
Introdução:
Os fenômenos são observados e muitas vezes causam espanto. Admiramos o desconhecido, sem muitas vezes buscar a fundo a causa, a lógica do acontecimento.
Quanto mais conhecemos, mais poderemos admirar. Buscar a causa, entender o fenômeno, pode nos ajudar em muito à compreensão da realidade.
Assim é com os materiais dos quais são formados os equipamentos. Diante de uma falha podemos simplesmente dizer: “é, quebrou!” Ou podemos analisar e entender o motivo da falha e assim pensar na forma de evitá-la.
Conhecendo a estrutura de um material, podemos entrar no profundo da matéria e assim analisá-la de uma forma mais completa, fugindo então, de conclusões precipitadas.
Materiais e Métodos:
Métodos:
Corte – (histologia);
Embutimento;
Série de lixamento;
Série de polimento;
Ataque químico;
Analise microscópica.
Material:
Corpos de prova de:
Aço fundido nodular.
Resultados:
Sequência do processo de analise:
1º Passo – “Corte”
Para o corte utilizamos uma máquina de policorte, conforme fig. 1. Figura 1 Durante o corte temos que