Sinais de Avaliação e Fraude
PROCESSOS GERENCIAIS
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E VENDAS
Cyro Luiz Novaes Sauaia
Karen Natani da Silva
Renan da Silva França
Robson Souza Silva
Valquíria de Fátima Vieira
William Thômas Marchesi Jensen
LINGUAGEM CORPORAL
Sorocaba/SP
2014
Cyro Luiz Novaes Sauaia
Karen Natani da Silva
Renan da Silva França
Robson Souza Silva
Valquiria de Fátima Vieira
William Thômas Marchesi Jensen
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E VENDAS
Orientadora: Profª Sueli de Sales Almeida
Sorocaba/SP
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Seja na entrevista de emprego ou na reunião de negócios, ao conhecer alguém ou no relacionamento diário: decifrar a linguagem corporal das outras pessoas é algo que nos ajudará em muitas situações. E, igualmente útil, saber como causar em você mesmo a impressão certa.
Podemos avaliar 14 indicadores de que a pessoa está ou não mentindo, desconfiando-se do desviar do olhar, das longas pausas durante a fala, do tom de voz, entre outras atitudes que podem definir um mentiroso.
Os mentirosos profissionais atuam de duas maneiras. Primeiro praticam gestos que “parecem” adequados ao contexto da mentira, o que só da certo quando já se tem uma longa pratica de mentir. Segundo, reduzem o gestual de modo a não fazer nenhum gesto positivo ou negativo ao mentir, o que também não é nada fácil.
Os sinais corporais geralmente fazem parte de um grupo gestual mais amplo e devem ser estudados da mesma forma que as palavras no interior das frases, isto é, observando-se a importância de cada uma em relação às demais e ao contexto em que são empregadas.
O objetivo deste trabalho é mostrar, através de explicações, como nos comportamos, e como outras pessoas se comportam a partir dos sinais de avaliação e fraude e interpretação dos gestos.
O ESTUDO DA MENTIRA
Os sinais de mentira menos confiáveis são aqueles sobre