CONCEITO BANCO DE DADOS
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por finalidade apresentar os principais conceitos de banco de dados relacionais. A maioria dos bancos de dados desenvolvidos nos últimos anos é relacional, pois é o método ganhou o mercado pela facilidade de entendimento do seu processo.
2. BANCO DE DADOS
Para entender melhor sobre banco de dados definimos primeiramente seu conceito. Segundo DATE (2004, p. 10), “Um banco de dados é uma coleção de dados persistentes, usada pelos sistemas de aplicação de uma determinada empresa”.
Banco de dados nada mais é que um conjunto de dados que são interligados entre si trazendo assim a informação.
3. BANCO DE DADO RELACIONAL
O que torna um banco de dados relacional é a forma de armazenamento dos dados. Um banco de dados relacional armazena dados em relações, que o usuário entende como tabelas. Cada relação é composta de tuplas, ou registros e atributos, ou campos. A ordem física dos registros ou campos em uma tabela é completamente irrelevante, e cada registro na tabela é identificada por um campo que contém um valor único. Estas são as duas características de um banco de dados relacional que permitem aos dados existirem independentemente da forma como ele está fisicamente armazenado no computador.
Então pode se dizer que banco de dados relacional é um conjunto de tabelas relacionadas entre si gerenciadas por um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) onde se mantem os dados integrados.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DE UM SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS
Controle de Redundâncias- A redundância consiste no armazenamento de uma mesma informação em locais diferentes, provocando inconsistências. Em um Banco de Dados às informações só se encontram armazenadas em um único local, não existindo duplicação descontrolada dos dados. Quando existem replicações dos