Nanotecnologia na fabricação de microprocessadores
Um processador é feito de transistores, milhões deles, usados como interruptores em uma enorme estrutura “lógica”, um circuito integrado. Esses transistores são desenhados sobre um disco de silício (Wafer) em um processo chamado de litografia (do grego Lithos = Pedra, Graphein = Escrita, escrita sobre pedra, nossa pedra é o disco de silício). Com a aplicação de diversos produtos químicos, luz ultra-violeta e fornos de temperatura controlada os transistores são feitos sobre o disco de silício formando o circuito do processador.
Os transistores são formados de materiais semicondutores. A propriedade característica desses materiais é que eles podem conduzir eletricidade ou não. Como assim? Sob condições normais eles atuam como dielétrico, impedindo a passagem da corrente elétrica com um campo eletro-magnético. Mas aplicando uma tensão (diferença de potencial) o material passa a conduzir eletricidade.
Tecnologia de Processo de Intel® de 45nm Baseado em Háfnio***
Duas palavras: inovação incansável. Uso de materiais dramaticamente novos como o baseado em háfnio. E o que é háfnio? Háfnio (Hf) é um elemento químico da tabela periódica. Tem cor prateada acinzentada, é altamente dúctil, resistente à corrosão e muito semelhante ao zircônio. Os engenheiros da Intel descobriram que introduzir háfnio nos chips de silício ajuda a reduzir a fuga elétrica, o que habilita a produção de processadores menores, mais eficientes no uso da energia e de maior desempenho. a nova tecnologia de silício Intel® high-k metal gate de 45nm ajuda a aumentar dramaticamente a eficiência no uso da energia que equivale a experiências computacionais mais poderosas e maior flexibilidade de design.
Com esta tecnologia inovadora de transistor, a Intel está produzindo uma grande vantagem em cada chip de processo 45nm Hi-k Intel baseado em háfnio. Esse novo e revolucionário processador para notebooks e desktops capacita um maior desempenho em games,