Trabalhos!!
Para a execução do trabalho de auditoria são realizados procedimentos técnicos com vista á obtenção de evidências que servirão de base para a formação da opinião do auditor quanto ás demonstrações contábeis da empresa.
Assim sendo, é importante ressaltar que, dentro desse trabalho o estudo e a avaliação dos controles internos devem ser realizados com o maior rigor, pois a dimensão do trabalho está intrinsecamente ligada ao grau de confiabilidade desses controles.
A metodologia contábil bem manipulada por componentes profissionais, mediante análises dos fatos econômico-financeiros, permite à administração conhecer o que:
ACONTECEU =>DEVERIA TER ACONTECIDO => ACONTECERÁ => DEVERIA ACONTECER => PODERÁ ACONTECER.
Antes de elaborar o plano ou programa que nos guiará nos trabalhos de auditoria, é necessário observar como se encontram os controles da empresa.
Quanto melhor o controle, mais segurança para o trabalho.
Quanto menor o controle, mais cuidado será exigido na execução das tarefas.
O controle interno de uma empresa é definido como um plano de organização e o conjunto de métodos e medidas adotados pela empresa para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e o grau de confiança de seus dados contábeis, bem como promover a eficiência operacional. A grande relevância do controle interno é que precisa possuir qualidade, já que uma de suas funções é a de prevenção contra erros e fraudes.
Por controles internos entendemos todos os instrumentos da organização destinados à vigilância, fiscalização e verificação administrativa, que permitam prever, observar, dirigir ou governar os acontecimentos que se verificam dentro da empresa e que produzam reflexos em seu patrimônio. (FRANCO, 2001, MARRA, 2001, p. 267).
A avaliação dos controles internos está normalizada na Resolução CFC nº 820/97, sendo importante destacar que apesar de ser responsabilidade da administração da empresa, compete ao auditor sugerir