Sinais De Articula O
A articulação na musica é como a retorica de um texto, poema ou qualquer citação. É através dela que o músico expressa, juntamente com a melodia e a rítmica, aquilo que deseja em sua peça. Os sinais de articulação podem ser colocados nas partituras das seguintes formas: ao lado da cabeça da nota, acima, ou abaixo da mesma, e esses servem para apontar como tal nota, ou grupo de notas, deve ser executado, de acordo com a concepção do compositor. Os principais sinais utilizados são: ligadura de expressão ou legato, non legato, staccato, portato, tenuto, accénto, arpeggiato.
LIGADURA DE EXPRESSO OU LEGATO
Ligadura colocada acima ou abaixo de um grupo de notas, indicando que as notas devem ser realizadas sem interrupções, ou seja, sem quebra da frase melódica.
NON LEGATO
Não acompanhada de sinal, a nota mantém o seu valor integral e não é ligada.
STACCATO
Um ponto (·) colocado acima ou abaixo da nota, indicando que essa deve ser destacada, separada, e ainda, indica que ela perde a metade do seu valor.
Existe também o staccato secco, grande staccato ou martelado, um pequeno triangulo (▼) colocado acima da nota, indicando que essa figura é dividida em quatro partes sendo as três ultimas de silencio.
PORTATO
Um ponto de diminuição junto com a ligadura do legato, acima ou abaixo de um grupo e notas, indicando que as notas ligadas perdem ¼ de seus valores.
TENUTO
Um traço horizontal (-) colocado acima ou abaixo da nota, indicando que se deve sustentar a intensidade e o valor da nota ao máximo.
ACCÉNTO
Uma chave (>) colocada acima ou abaixo da nota, indicando que essa deve ser mais acentuada.
ARPPEGIATO
Ondulação vertical que precede um acorde, indicando assim que esse deve ser articulado em arpejo, ou seja, as notas devem ser tocadas sucessivamente.
É importante saber que as articulações variam de acordo com a natureza do instrumento.
Alguns instrumentos utilizam outros sinais de articulação que são exclusivos dos mesmos, como por exemplo, os de