Importância do viscerocrânio para a odontologia.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Importância do viscerocrânio para a odontologia.
São Luís
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
JOELMA DA CRUZ PAZ MORAES
KAYLANE BORGES
LAURA MORAES
MAYANE MACHADO MATOS
MELINA VALE LUNA
Importância do viscerocrânio para a odontologia.
Trabalho apresentado à disciplina de Anatomia da Cabeça e Pescoço, como requisito parcial para avaliação do segundo semestre do curso de graduação em Odontologia da Universidade Ceuma.
Profª: Silvan Corrêa
São Luís
2014
Viscerocrânio
O viscerocrânio corresponde à face e nele estão situados os órgão dos sentidos e o inicio do sistemas digestório e respiratório.É formado por 14 ossos irregulares,unidos entre si por articulações fibrosas(suturas),com exceção da mandíbula que é móvel e se liga ao crânio por uma articulação sinovial (de amplo movimento), a ATM.
Todos os ossos articulam-se com a maxila, que vem a constituir assim a porção mais central e importante do esqueleto facial. Os ossos do viscerocrânio são constituídos por:
2- Maxilas
1- Mandíbula
2- Zigomáticos
3- 2- Palatinos
1- Vômer
2- Nasais
4- 2 – Lacrimais
5- 2- Conchas nasais inferiores
6- Notas clínicas:
7- Traumas faciais são comum em acidentes automobilísticos, domésticos e brigas, ocorrem decorrentes de inúmeros fatores, podendo comprometer os ossos faciais, provocando grandes assimetrias na face. Entender corretamente o tipo de trauma ou acidente e a sua intensidade é fundamental para prever o tipo de destruição óssea a ser encontrada e também a gravidade das fraturas.
8- 1. MAXILA
9- É um osso irregular. Forma quatro cavidades: o tecto da cavidade oral, o soalho e a parede lateral do nariz, o soalho da órbita e o seio maxilar, Cada osso apresentam um corpo e quatro processos.
Corpo
1. Forame Infra-Orbitário - passagem para os vasos e nervo