Simulações de processos de usinagem
INSTITUTO POLITÉCNICO – CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
SIMULAÇÕES DE PROCESSOS DE USINAGEM
Engenharia de Produção
Orientadora: Alaine Cardoso Silva
Co-Orientadores: Alysson Martins Almeida Silva, Bruno Gomes Xavier, Eliziane Eliziane Gonçalves Arreguy, Nelicio Faria De Sales e Rodrigo Mascarenhas Morato De Andrade
Autores: Danillo Rodolpho di Oliveira Cardoso, Dione Gildesson Teixeira da Silva, Douglas Brayan Teixeira, Kauê de Assis Jacyntho, Wendel Batista Silva.
RESUMO: A concorrência do mercado faz com que as empresas busquem cada vez mais reduzir o seu custo de fabricação sem perder a qualidade. Por isso a simulação de processo é de fundamental importância, uma vez que através do software é possível prever futuros erros no processo antes que o mesmo seja colocado em prática. Através de cálculos e modelos matemáticos aplicamos o software Arena na empresa de usinagem Inductron e verificamos algumas falhas de procedimento. Podendo assim implantar um plano de ação com o objetivo de buscar soluções sem interromper a produção.
Palavras chave: Arena, simulação de processos, fresamento e fresa de topo.
1. INTRODUÇÃO
Sabe-se que o processo de usinagem baseia-se na remoção de material, dado que a ferramenta de desbaste tenha um material mais duro e mecanicamente mais resistente do que o da peça. Além disso, as condições requeridas de processo dependem do material a ser usinado, dos parâmetros de corte e das características da máquina-ferramenta. Por outro lado, a seleção do material da ferramenta ainda é um desafio, já que busca-se um material que produza o desempenho desejável em tais condições, pois nenhum material apresenta as propriedades a serem exigidas da ferramenta no seu mais alto grau. (SOUZA, 2011)
Dentre as possíveis variações desse processo, uma das quais possui maior emprego nos setores de ferramentaria atualmente é o fresamento de topo. As fresas de topo possuem cumes tanto em sua periferia quanto em sua