Lubrificantes
Os lubrificantes tem diversas finalidades, como reduzir atrito, troca de calor, isolamento elétrico, retentor de impurezas e transmissor de força.
No geral, podemos classificar 4 tipos de lubrificantes:
- lubrificantes oleosos: entre os lubrificantes oleosos podemos classificar como minerais ou sintéticos.Os minerais só devem ser usados em temperaturas mais baixas devido ao aparecimento de resinificação após 120º deve-se usar óleos sintéticos.Existem também dois tipos de minerais:
Óleo mineral de base parafínico: São óleos mais estáveis que não se alteram facilmente em processos químicos.Náo oxidam em temperaturas ambientes ou pouco altas
Óleo mineral de base naftênico:São usados em lubrificantes usados em baixas temperaturas, sua desvantagem é ser incompatível com materiais sintéticos.
Óleos sintéticos: Possuem viscosidade, alta resistência contra alta temperatura e influencias químicas.Podemos distinguir cinco tipos diferentes:
1. Hidrocarbonetos sintéticos: Estes óleos são fabricados a parti rde óleos minerais, mas levam um processo de sinteticação que eliminar os radicais livres e impurezas, para os deixar mais estável.
2. Poliolésteres: não se misturam em água e são usados em lubrificantes especiais como fluidos de freios,óleo hidráulicos..
3. Diésteres:São ligações entre ácidos e alcoois através da perda de água. Certos grupos formam óleos de Ester que são usados para a lubrificação e, também, fabricação de graxas lubrificantes. Dos óleos sintéticos eles tem o maior consumo mundial.
4. Óleos de silicone: Os silicones destacam-se por ter alta resistência contra temperaturas baixas,altas e envelhecimente e por terem alto índice de viscosidade
5. Poliésteres Perfluorados: Tem alta estabilidade contra influencia química, são inertes porem em temperaturas elevadas eles podem craquear e liberar toxinas.
.
– lubrificantes graxosos: São lubrificantes com propriedades de redução de atrito e desgaste, com consistência graxosa,