Software Arena
Disciplina de Fundamentos de Sistemas de Informação
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Universidade de São Paulo
São Paulo, junho de 2013
Resumo. Este artigo é um estudo de caso do sistema Arena, software de simulação de processos comumente adotado por empresas e no meio industrial. O Arena é analisado como Sistema de Informação: estudam-se suas características básicas, vê-se um exemplo de sua utilização, e faz-se relação entre o software e um campo relevante do conhecimento em S.I.s (Business Intelligence).
1. Introdução
Este trabalho tem como objetivo explorar, entender e conhecer mais a fundo as principais características de um Sistema de Informação, por meio da análise de um S.I. real. Alguns exemplos já foram abordados de forma superficial durante o curso de Fundamentos de Sistemas de Informação; agora propõe-se o desenvolvimento de um estudo específico e mais abrangente sobre um sistema isolado.
O Arena, sistema de informação escolhido para ser o objeto de pesquisa deste estudo, é um software comercial da Rockwell Automation, adotado por empresas que desejam simular, alterar (de modo virtual) e otimizar seus processos utilizando ferramentas gráficas.
Como o software oferece diversos recursos que possibilitam simulações realistas, e de maneira gráfica, as organizações que utilizam o Arena possuem chances maiores de obter sucesso na implantação de um novo negócio, pois passam a ter conhecimento prévio de todas as dificuldades que serão enfrentadas ao longo do desenvolvimento de um novo projeto.
2. Análise do sistema Arena
2.1. Arena: ferramenta de simulação “Simulação é uma das mais poderosas ferramentas de análise disponíveis para os responsáveis por projeto e operação de processos complexos ou sistemas. Em um mundo de crescente competitividade, simulação se tornou uma ferramenta muito poderosa para planejamento, projeto e controle de sistemas. Não mais renegado ao posto de