Estudos
AS FESTAS JUDAÍCAS E AS COISAS QUE HÃO DE VIR
As festas judaicas trazem uma simbologia com respeito às coisas espirituais, especialmente as vindouras. À primeira vista estas festas seriam apenas comemorativas, cujo simbolismo envolveria apenas
Israel, mas na verdade extrapolam o âmbito do povo judeu. Elas envolvem uma tipologia para a Igreja de
Jesus, assim como envolvem também a Redenção Divina.
São várias as festas judaicas, algumas relacionadas entre si e outras isoladas. As festividades que são interligadas entre si, apresentam também significados espirituais correlacionados ou interdependentes.
São dois grupos de festividades importantes, a saber:
a) O grupo ligado à Páscoa
b) O grupo ligado ao Tabernáculo
Restando ainda as festividades de cunho histórico, como as festas do Purim e da Dedicação.
A PÁSCOA
A páscoa se constitui na mais importante festa dos judeus. É uma festividade do tipo comemorativa que tem por objetivo relembrar o povo de ISRAEL que foram escravos no Egito e que de lá foram libertos pela mão poderosa do Senhor. A primeira Páscoa foi realizada no Egito e está retratada no capítulo 12 de Êxodo, enquanto se desenrolava a décima praga em toda a terra do Egito, a morte dos primogênitos. Relacionadas espiritualmente com a Páscoa nós temos:
a) A festa dos pães asmos.
b) A festa da oferta movida.
c) A festa das primícias.
d) A festa das semanas.
Vamos fazer uma descrição e um comentário sucinto sobre cada uma destas festas para depois as relacionarmos entre si e com as coisas que hão de vir.
A páscoa foi instituída por Deus sobre o povo de Israel como memória da noite em que Deus os libertara da escravidão no Egito.
Naquela noite, Deus havia determinado que todo primogênito morresse na terra do Egito, todos os primogênitos, inclusive os dos animais. Êxodo 11.5 Tratava-se da última praga.
Êxodo 11.1 - Ainda mais uma praga trarei sobre o Egito.
Para se protegerem da morte, os filhos de Israel foram orientados a