Integra O Entre Sistemas CAD 1
DEFINIÇÕES INICIAIS
As máquinas que utilizam um comando numérico computadorizado (CNC) são comandadas automaticamente por um programa de controle numérico, mais conhecido como programa NC. Este programa tem por função principal alimentar a máquina CNC com os procedimentos de fabricação.
Tais procedimentos envolvem comandos de movimentação; freqüências de rotação (da matéria-prima quando a máquina for um torno ou da ferramenta de corte para uma fresadora); e outros acionamentos dos mecanismos destas máquinas.
Utilizando como exemplo um centro de usinagem CNC que realiza operações de fresamento para a fabricação de uma peça, esta máquina requer inicialmente que a ferramenta esteja em uma rotação determinada para a fabricação específica. Em um segundo momento, a máquina deverá se movimentar em coordenadas cartesianas a fim de realizar o processo de usinagem. Adicionalmente, ela poderá acionar o sistema de refrigeração, emanando fluido de corte em um determinado momento da usinagem. Todas estas informações compõem o respectivo programa NC e deverão estar codificadas de forma a ser identificada pela máquina CNC. A figura 1 ilustra um centro de usinagem e seu respectivo comando numérico computadorizado.
A figura 2 exemplifica a trajetória da ferramenta para operação de fresamento e seu respectivo programa NC.
A primeira coluna do programa NC representa a identificação da linha do programa (N...); os caracteres G01 representam o comando para movimentações lineares; os valores das coordenadas das da trajetória (X, Y, Z); a velocidade de movimentação da ferramenta em mm/min (F) e a rotação do eixo-árvore RPM (S). O comando M30 finaliza o programa. Os programas NC podem ser gerados manualmente no painel do CNC ou através de um software CAD/CAM. Na programação manual, o programador deverá obter diretamente do desenho de engenharia da peça, dimensões tais como comprimentos, largura, altura,