simulação e restriçaõ
A desvantagem da simulação é que ela requer treinamento especial, pois o aprendizado se dá ao longo do tempo, o que consome muitos recursos. A vantagem da simulação é que ela gera economia de tempo e recursos, gera possibilidade de testar varias situações ou propostas, ajuda na tomada de decisão, identificação de gargalos, fluxos de materiais, informações e de produtos. Pode-se também destacar a necessidade e quantidade de maquinário ou funcionários extras, avaliação de desempenho e avaliação dos procedimentos operacionais. As medidas de desempenho mais utilizadas são peças produzidas, tempo de espera das peças para serem processada, porcentagem de utilização dos funcionários e das máquinas.
2 – Na produção puxada citada no texto, quais os requisitos necessários para o uso da simulação?
De acordo com o texto os requisitos são; tamanho do lote, quantidade de maquinas e de operadores, tipos de peças, tempo de setup, espaço físico na fabrica e gargalos.
3 – Qual a diferença entre a modelagem e a simulação e a relação entre estes conceitos? Modelagem é uma representação da realidade, porém muito mais simples. Com ela conseguimos prever situações futuras, investigar hipóteses de comportamento, comparar os resultados e definições de comportamentos. A simulação é uma ferramenta de planejamento que permite a geração de cenários a partir dos quais se pode orientar o processo da tomada de decisão, realizar análises e avaliações de sistemas, propor soluções para a melhoria do seu desempenho ou validar estratégias para sua operação. O conceito de modelagem e simulação é que as duas contribuem para o aumento da capacidade de análise e de processamento de informações que são facilmente realizadas por computadores ou simuladas por algum modelo para tomadas de decisões