Simulação para análise com fontes de corrente e Leis de Kirchhoff
TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA
Simulação para análise com fontes de corrente e Leis de Kirchhoff
Unidade Curricular: Eletricidade 1
Professora: Iara/Rangel
Data da experiência: 09/10/2013
Nome dos componentes do grupo:
Caio Linhares Prujansky
Clarice Scheibe Ribeiro
CONCEITO:Turma: 422
Data da entrega: 16/10/2013
SEMESTRE 2013/2
Experimento 4: Simulação para análise com fontes de corrente e Leis de Kirchhoff
Procedimentos:
Cálculo e simulação das correntes de malha
Neste experimento foram calculadas as correntes das malhas de um circuito dado (figura 1), utilizando o método das correntes de malha visto anteriormente em sala. Tendo os valores calculados, o circuito foi montado e simulado no proteus para conferir os resultados e análisar possíveis diferenças nos valores encontrados, além de registrar os sentido das correntes.
Figura 1 – Circuito 1
Leis de Kirchhoff
2.1 Procedimento para comprovação da Lei de Kirchhoff das Tensões
Nesta etapa, foram cálculadas a tensão total e as quedas de tensão em cada um dos resistores do circuito em série dado (figura 2), tendo em vista que os valores das elevações de tensão deveriam ser iguais ao somatório das quedas de tensão. Em seguida, o circuito foi montado em uma matriz de contato, tendo assim como medir os mesmos valores calculados utilizando um multimetro, para então comparar os resultados.
Figura 2 – Circuito 2
Procedimento para comprovação da Lei de Kirchhoff das Correntes
Para comprovar a Lei de Kirchhoff das Correntes (LKC), calculou-se a corrente total e as correntes nos resistores de um circuito montado em paralelo (figura 3), sabendo que o somatório das correntes que entram em um nó é igual ao somatório das correntes que saem dele. Após chegar aos resultados, o mesmo circuito foi montado em uma matriz de contato, e os mesmos valores foram medidos utilizando um multimetro.
Figura 3 – Circuito 3