Funcionamento leis de Kirchhofh

815 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO

Na realização da prática “Leis de Kirchhoff” utilizaremos 3 voltímetros CC;2 amperímetros CC ;fonte CC e resistores de 50Ω,12Ω e 22Ω.
A fonte de tensão é o lugar os demais dispositivos do circuito buscam essa energia que proporciona seu funcionamento.
O resistor é um dispositivo elétrico que é muito utilizado em eletrônica, nos circuitos é utilizado para limitar a corrente elétrica.
O voltímetro é o aparelho utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos e deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se deseja obter a tensão elétrica. A resistência interna deve ser muito alta, a maior possível. O voltímetro ideal apresenta resistência infinita.
O amperímetro é usado para medir a intensidade de corrente elétrica que passa por um fio. O amperímetro deve ser ligado sempre em série, para medir a corrente que passa por determinada região do circuito. O amperímetro deve ter sua resistência interna muito pequena, a menor possível. O amperímetro ideal tem resistência nula.
As Leis de Kirchhoff são usadas em circuitos elétricos complexos,com mais de uma fonte de resistores.E para o estudo dessas leis temos que entender o conceito de nó e malha.Nó é um ponto onde três ou mais condutores são ligados e malha é qualquer caminho condutor fechado.

São duas as Leis de Kirchhoff.A primeira diz que a soma das correntes que”entra” no nó é igual a corrente que “sai”do nó.Essa lei é consequência da conservação da carga total existente no circuito.

A segunda Lei de Kirchhoff também denominada lei das malhas diz que soma das forças eletromotrizes (f.e.m) em qualquer malha é igual a soma das quedas de potencial ou dos produtos V= iR contidos na malha.

CÁLCULOS E GRÁFICO PARA VERIFICAÇÃO DA LEI DAS CORRENTES DE KIRCHHOFF:

Calcule as correntes, indicadas conforme a Lei das Correntes de Kirchhoff no circuito abaixo:

V(V)

Calculados
30
0,947 A
0,764 A
0,183 A

CÁLCULOS

Relacionados