tidir
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
A UTILIZAÇÃO DAS LEIS DE KIRCHHOFF PARA A OTIMIZAÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA
CURSO: Engenharia de Computação Professor TIDIR: Elson de Abreu
Andrezza Rodrigues, Bernardino Ferreira, Diego Wenceslau, Jonathan Ralph, Kelly Silva e Marcelo Braga.
Resumo – O presente estudo tem como objetivo a comprovação da lei de Kirchhoff em um cenário hipotético real. Esta comprovação foi realizada a partir de um circuito projetado e simulado baseado em uma sauna seca, onde há três resistores ligados em paralelo que serão ativados e desativados conforme a temperatura desejada, por meio de um algoritmo que irá calcular o tempo para esquentar a sauna e o consumo médio da sauna. Foi comprovada a importância das leis de Kirchhoff e ao analisarmos o gráfico no experimento notamos que em certo momento os consumos se aproximam.
Palavras chaves: Kirchhoff, corrente, circuito.
1. Introdução
No ano 600 A.C os gregos descobriram que ao atritar a lã com o âmbar o mesmo adquiria a propriedade de atrair outros objetos devido à transferência de elétrons, gerando assim uma carga elétrica. Quando tais cargas se movimentavam gerava corrente elétrica de curta duração, porém não havia aplicação útil, uma vez que, não existia fluxo elétrico contínuo (YOUNG & FREEDMAN, 2009).
Entretanto, com a invenção da bateria, a obtenção do fluxo contínuo tornou-se possível, o que propiciou o desenvolvimento dos primeiros circuitos elétricos, uma vez que, a corrente elétrica é o movimento de cargas dentro de um caminho fechado, que recebe o nome de circuito elétrico. Atualmente os circuitos elétricos são utilizados em vários sistemas elétricos para diversas funções como, a iluminação pública e residencial, funcionamento elétrico do carro, alimentar aparelhos eletrônicos e grandes máquinas e circuitos digitais dos equipamentos de informática.
Um circuito elétrico pode ser classificado em simples, quando há só uma