Circuito RElatorio 2
Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia
CIRCUITOS ELÉTRICOS 1
2ª Prática – ANÁLISE NODAL E ANÁLISE DE MALHAS
Professor: Arnaldo J. P. Rosentino JR.
Engenharia Elétrica
Grupo: Lucas Luiz Lunarti
201221302029
Luciano Caberlin Araujo
201221302006
Rudíny Stefâny Rodrigues E. De Sá
201211302025
04/2015
Sumário
1. Introdução
2. Parte experimental
2.1 Materiais Utilizados
2.2 Procedimento Experimental
3. Simulação
4. Conclusão
5. Referencias Bibliográficas
1. Introdução
Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos,1 tais como resistores, indutores, capacitores, diodos, linhas de transmissão,fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica2
As Leis de Kirchhoff são empregadas em circuitos elétricos mais complexos, como por exemplo circuitos com mais de uma fonte de resistores estando em série ou em paralelo. Nó: é um ponto onde 3 ( ou mais ) condutores são ligados.
Malha: é qualquer caminho condutor fechado.
Primeira lei de Kirchhoff (lei dos nós)
Em qualquer nó, a soma das correntes que o deixam(aquelas cujas apontam para fora do nó) é igual a soma das correntes que chegam até ele. A Lei é uma consequência da conservação da carga total existente no circuito. Isto é uma confirmação de que não há acumulação de cargas nos nós.
Segunda lei de Kirchhoff (lei das malhas)
A soma algébrica das forças eletromotrizes (f.e.m) em qualquer malha é igual a soma algébrica das quedas de potencial ou dos produtos iR contidos na malha.
2. Parte Experimental
2.1 Material Utilizado :
Protoboard
Resistências
Fonte CC
Jumpers
2.2
Procedimento Experimental
Nesta pratica foram montados 3 circuitos. Primeiramente foram separados os resistores e jumpers para montagem do primeiro circuito. Foram analisadas as resistências que estavam em serie e paralelo e foram montados na protoboard. Após o circuito pronto , a protoboard foi energizada