Simulação de Processos
Ao receber uma encomenda de 60 bolas de cada cor, a empresa descreveu seu fluxo de operação em formato de atividades sequenciais de maneira a entender o processo produtivo. A princípio, cada área contém somente um recurso seja ele humano ou mecânico. Esta sequência contendo as áreas de transformações é a seguinte:
a) Recebe simultaneamente bolas brancas da e pretas de duas fontes separadas. Os dados de tempo (em minutos) de chegada das duas entradas são idênticos e estão na planilha “Dados de Entrada.txt”, anexo a este exercício.
b) Acompanhando o fluxo, a seguir é aplicado automaticamente um verniz nas bolas. Cada aplicação leva um tempo ( em minutos). Este tempo foi colhido e lançado na tabela “Dados Tempo de Aplicação do Verniz.txt”.
c) Continuando o fluxo, vem o Polimento. Esta operação é manual e o tempo (em minutos) que demorou em polir cada bola está na outra tabela, que acompanha o exercício, denominada “Dados Polir.txt”.
d) Ao final da operação de polimento há uma inspeção que verifica esta atividade, já que ela é manual e está sujeita a erros. Esta operação é muito rápida e demora apenas alguns segundo. Verificou-se que o tempo demandado nesta tarefa obedece a uma Distribuição Uniforme que tem um mínimo de 5 segundos e no máximo 12 segundos.
e) Como todo final de inspeção há uma decisão. As bolas aprovadas seguem o fluxo e as reprovadas voltam à operação de Polimento.
f) A seguir há a embalagem onde cada bola é colocada em uma caixa individual. O tempo de embalagem obedece a uma distribuição triangular contendo os seguintes dados TRIA(0,5;1;1,5) minutos
g) Por fim , os produtos vão para uma expedição individual ou seja , as bolas brancas vão para o “container” de bolas brancas e as pretas para o “container” de bolas pretas. Para executar esta separação será a decisão 2-way by Condition, onde a condição é a entidade (bola branca ou preta)