simulação de Processos
O que é Simulação de Processos?
Do Aurélio: “[simulação] s.f. Ato ou efeito de Simular. Experiência ou ensaio realizado com o auxílio de modelos.”
Simulação é a técnica de estudar o comportamento e reações de determinados sistemas através de modelos.
Um bom exemplo de simulação é aquele usado na indústria aeronáutica, onde a aerodinâmica dos aviões em projeto é testada em túneis de vento através de pequenas maquetes que apresentam o mesmo formato do avião, ou seja, é o "modelo" do avião real. Esta técnica é aplicada, pois seria completamente inviável construir todo o avião e tentar fazê-lo voar com pilotos de prova. A perda de vidas e investimentos seria enorme e certamente nossos aviões não seriam como hoje os conhecemos se não fosse usada a simulação.
A evolução vertiginosa da informática nos últimos anos tornou o computador um importante aliado da simulação.
A simulação por computador é usada nas mais diversas áreas, citando como exemplos:
1. As análises de previsão meteorológica,
2. Dimensionamento de call centers/contact centers,
3. Treinamento de estratégia para militares
4. Pilotagem de veículos ou aviões
5. Otimização de plantas
O estudo aerodinâmico, antes feito por maquetes, pode ser realizado agora pelo computador. Isso é possível, pois o computador é alimentado com as propriedades e características de sistemas reais, criando um ambiente "virtual", que é usado para testar as teorias desejadas. O computador efetua os cálculos necessários para a interação do ambiente virtual com o objeto em estudo e apresenta os resultados do experimento no formato desejado pelo analista.
A simulação de processos permite que se faça uma análise de sistemas sem a necessidade de interferir no mesmo. Todas as mudanças e consequências, por mais profundas que sejam, ocorrerão apenas com o modelo computacional e não com o sistema real.Trata-se de um estudo de baixo custo, visto que todo o trabalho de