Aplicação da simulação no processo de produção de desinfetante
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Aplicação da Simulação no Processo de produção de Desinfetante
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PROFESSORA ORIENTADORA: Elisângela Martins
Eliane Guimarães, Ericsson Gurgel, Fernanda Divino, Fernando Gomes, Igor Martins, Janaína Freitas, Kherol Carvalho, Marcus Boaventura
RESUMO
Em um mundo de crescente competitividade, a simulação é vista, por engenheiros, projetistas e gerentes, como uma metodologia indispensável para solução de problemas. Ela permite criar um processo virtual para fazer as modificações necessárias, sem os custos e os riscos de criar um processo real. Sendo assim, apresentam-se neste trabalho os resultados da aplicação da técnica de simulação de processos numa linha de produção de desinfetante, pertencente à indústria Ingleza®. A elaboração do trabalho dividiu-se em pesquisa bibliográfica e levantamento de dados realizado numa visita técnica. Utilizando a ferramenta Input Analyser do software Arena, estes dados foram modelados para posteriormente simular os processos, manual e automático, de industrialização de desinfetante, permitindo avaliá-los e compará-los.
Palavras - chaves: Simulação de Processo – Software Arena – Industrialização de Desinfetante.
1. INTRODUÇÃO
O sucesso de uma empresa depende da sua capacidade em oferecer produtos cuja qualidade atenda ou supere as expectativas dos clientes a preços competitivos (ALBERTAZZI, 2008). A redução de custos, por exemplo, eliminando o trabalho manual em excesso é um parâmetro que deve ser adotado pela indústria brasileira para alcançar este sucesso. Para tanto, são necessárias modificações no sistema existente, tais como, a racionalização/simplificação do trabalho. O gerenciamento destas modificações é garantido utilizando-se a simulação de processos.
Nesse sentido, a proposta do referente trabalho é descrever a aplicação da simulação de processos numa linha de