esterilizacao e desinfecção em laboratorio
ESTERILIZAÇÃO E DESINFECÇÃO EM LABORATÓRIO
sumário sumário 2
APRESENTAÇÃO 3
INTRODUÇÃO 4
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho vem elencar as técnicas de desinfecção e esterilização, assim como os materiais e procedimentos utilizados dentro das normas e padrões estabelecidos, para assim não haver riscos de contaminação.
INTRODUÇÃO Existem diversos materiais e equipamentos que precisam ser desinfectados e esterilizados para reutilização nos laboratórios de biotecnologia. Isso é decorrente dos trabalhos rotineiros quando são executados utilizando microorganismos e a presença de microorganismos contaminantes pode alterar significativamente os resultados e inclusive invalidá-los o que acarreta em prejuízos financeiros e perda de tempo.
ESTERILIZAÇÃO E DESINFECÇÃO
O processamento de higienização de materiais e equipamentos inclui a limpeza, desinfecção e esterilização, é importante conhecer e saber classificar os artigos a serem higienizados, bem como os desinfetantes químicos, para que haja escolha adequada do processo de higienização dos mesmos. De acordo com a classificação de risco dos artigos, os mesmos poderão passar ou não, por todos os processos citados. Lembrando ainda que para o bom processamento de artigos, a limpeza é fundamental.
Em alguns procedimentos biotecnológicos industriais, a eliminação parcial dos microorganismos constante nos equipamentos e ambiente de garante, sem prejuízos, a qualidade do produto. Entretanto já existem outros procedimentos em que se prescinde totalmente de assepsia. Há Bioprocessos bastante exigentes quanto à esterilidade dos meios de cultivo, havendo, também, grande rigor asséptico não só no transporte do meio esterilizado ao biorreator, bem como no próprio sistema reacional. Pode-se citar como exemplos de processos que demandam esterilização: a produção de antibióticos, vacinas, vitaminas e enzimas. Por outro lado, outros requerem