aplicação da quimica inorganica nas industrias nas areas metalurgicas e de limpeza
Química inorgânica ou química mineral é o campo da química que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem o carbono coordenado em cadeias, analisando as suas estruturas, propriedades e a explicação do mecanismo de suas reações e transformações.
Os materiais inorgânicos compreendem cerca de 95% das substâncias existentes no planeta Terra. As substancias inorgânicas são divididas em grupos denominados ácidos, bases, sais e óxidos.
A indústria química é um dos mais importantes e dinâmicos setores da economia brasileira e pode ser classificada de acordo com o tipo de matéria- prima usada ou o tipo do produto produzido.
A química inorgânica compreende o maior setor na indústria química abrangendo inúmeras áreas de aplicações entre elas às indústrias de limpezas e as industrias metalúrgicas que serão aprofundadas neste trabalho.
DESENVOLVIMENTO
Indústrias de limpeza
Nas indústrias de limpeza existem vários produtos feitos a base de substancias inorgânicos como desinfetantes, amaciantes, água sanitária, cloro, entre outros.
Podemos citar alguns compostos como:
NaOH - Hidróxido de sódio (soda cáustica): usado na fabricação de papel, tecido, detergentes, alimentos e biodiesel. Eventualmente é dado uso doméstico no desentupimento de privadas, pias e ralos. Trata-se de uma base forte.
NaClO - Hipoclorito de sódio: tem grande ação desinfetante sendo o componente principal da água sanitária. Quando em concentrações menores, é usado também como "cloro de piscina".
Ca(OH)2 - Hidróxido de cálcio: Sólido branco, pouco solúvel em água, também chamado de cal hidratada, cal extinta ou cal apagada, porque sua preparação se dá pela hidratação do óxido de cálcio (CaO), que é conhecido como cal virgem ou cal viva.
A cal é aplicada principalmente em construções, mas está presente também em inseticidas, fungicidas e no tratamento de águas e esgotos.
HCL - ácido clorídrico: é usado na limpeza de edifícios após a sua caiação,