simulacro
"A simulação de algo que nunca existiu realmente"- Jean Baudrillard A hiper-realidade é um meio de caracterizar a via das interações conscientes com a "realidade". Especificamente,quando uma consciência perde sua habilidade de distinguir a realidade da fantasia, e passa a se relacionar com ela, posteriormente, sem dispor da compreensão que ela requer, de modo que acaba por ser deslocado para o mundo do hiper-real. A natureza do mundo hiper-real é caracterizada pelo "aperfeiçoamento" da realidade.
A hiper-realidade engana a consciência por separar qualquer engajamento emocional real, pois parece que nela mesmo as emoções são de certo modo e em alguma escala condicionadas por elementos hiper-reais concebidos previamente com essa intenção, e reproduções de aparência fundamentalmente vazia, nas quais se tenta implantar um pseudo-preenchimento. Essencialmente, e embora Baudrillard talvez pudesse deplorar o uso dessa palavra, a satisfação ou felicidade é encontrada através da simulação e imitação de um simulacro realístico, mais propriamente que qualquer interação com a realidade "real".
O que é a Era da Simulação?
A era da Simulação é tudo que nós vivemos na nossa vida contemporânea. Isto porque nos seres humanos perdemos a noção do que é real, ou seja, se nos somos reais.
Segundo o autor hoje com a era do consumismo, nós não consumimos, mas e sim acabamos se tornando os consumidores.
Dissimulação versus simulação
“Dissimular é fingir não ter o que se tem, e se refere a uma presença. Simular é fingir ter o que não se tem, referindo uma ausência”. - Jean Baudrillard
A dissimulação é você fingir não ter uma coisa que você tem.
A simulação é você fingir que tem uma coisa que você não tem.
Falso versus verdadeiro
É possível a ilusão no mundo em que o real é impossível?
O que é ideologia na era dos simulacros?
A Ideologia do Simulacro é um procedimento relativo à produção de sentidos. Quanto mais próximo estiver da