flebografia
Exame radiológico contrastado de veias.
Têm indicação precisa, não devendo ser usada indiscriminadamente na rotina.
Está indicada nas obstruções extrínsecas e intrínsecas da Veia. Assim, na Trombose venosa profunda, é útil para o prognóstico, para se Poder localizar o Trombo e saber sua extensão. Conhecendo-se o número habitual de válvulas no local, pode-se avaliar o que irá acontecer.
Acidentes e Complicações: a Flebografia é exame benigno e não apresenta, habitualmente, problemas em sua execução. É fundamental, entretanto, que o Teste à Substância a ser injetada seja feito previamente, pois a Alergia ao Iodo pode trazer aborrecimentos pela Dose maciça que é utilizada. O Teste cutâneo e pela injeção intradérmica de meio mililitro do contraste na Face Ventral do Antebraço e a espera de 30 minutos para ver o grau de reação são suficientes para prevenir qualquer problema alérgico. A contraprova, pingando uma Gota do contraste na conjuntiva, de um lado, e o exame alguns minutos depois oferecem tranqüilidade desde que não tenha havido grande reação infiamatória conjuntival. Com essas precauções, afasta-se de muito a probabilidade de Choque anafilático ou qualquer manifestação alérgica desagradável. Nos doentes internados, a injeção concomitante de um antialérgico, além de sedar o paciente, previne também as mínimas manifestações alérgicas. Acidentes como extravasamento ao nível da injeção podem determinar dor local e, até mesmo, ulcerações, quando a Pele já se apresentava lesada e pouco resistente a esse Trauma. As úlceras desencadeadas dessa maneira são muito raras mas podem ocorrer e quando são no Dorso do pé devem ser tratadas com a mesma orientação dada às úlceras varicosas.
Alerta de Direitos Autorais e Limitação de Uso: O conteúdo da obra original está registrado e protegido nos termos da Lei 9.610/98. A utilização de seu conteúdo, por qualquer modo, deve ser autorizada por seu titular. O conteúdo deste site,