T Cnicas Radiol Gicas
Flebografia e Fistulografia
Alunos: Ana Julia
Ana Paula
Anderson
Edmilson
Luan
Belém, Pará 22 de maio de 2015
Flebografia
Uma flebografia é uma radiografia que permite avaliar a anatomia de uma veia. Durante este teste, um contraste contendo iodo é injetado diretamente em uma pequena veia na parte superior do pé ou da mão.
Utilizando-se de raio-x, podemos detectar o contraste injetado e assim visualizar as veias.
A flebografia, por ser um procedimento invasivo deve ser realizado somente nos casos em que os exames não invasivos não foram conclusivos ou quando é necessário a avaliação de estruturas venosas, como as válvulas.
As flebografias são realizadas também para guiar alguns procedimentos endovasculares, bem como para ajudar na programação pré-operatória.
Flebografia
Procedimento:
Nenhuma preparação especial é normalmente necessária para uma flebografia.
No dia anterior ao exame, é importante hidratar-se para diminuir os riscos de complicação renal pelos efeitos do contraste.
É muito importante saber se o paciente tem alergias, principalmente, se houver alergia relacionada ao iodo.
Para a realização deste procedimento é necessário realizar depilação da área que será puncionada.
Um anestésico local é injetado no local da punção para que o paciente não sinta nenhuma dor.
Flebografia
Após a punção venosa, um cateter é inserido nesta veia, e o contraste é injetado.
Após as radiografias serem tomadas, o cateter é retirado e o local é comprimido por 10 a 20 minutos para parar qualquer sangramento.
Flebografia
Tipos de flebografia:
A flebografia ascendente é um estudo invasivo em que se injeta, através de uma veia superficial do pé, contraste iodado. Durante a injeção de contraste o tornozelo do paciente deverá estar garroteado para que o contraste migre para o sistema venoso profundo. A finalidade deste exame é verificar obstruções, recanalizações e presença de válvulas no sistema