estudo de signo e simulacro
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Estudo de Signo e Simulacro - Case Dove Men +Care
Ana Paula N. Lima
Carlos Barros Jr.
Matheus Marcilio
Victoria Carnieri
Stella Paiva
São Paulo
2013
INTRODUÇÃO
Para ganhar e diversificar o mercado, cada vez mais as marcas de higiene pessoal estão lançando produtos destinados ao público masculino.
A Dove, marca da Unilever lançou recentemente a linha Dove Men +Care que possui um considerável mix de produtos, entre eles, sabonetes, desodorantes, condicionadores, shampoo, entre outros.
No mês de março de 2013, a Dove inovou mais uma vez com o lançamento de um comercial para promover o shampoo Dove Men +Care. A nova campanha criada pela Ogilvy Brasil trabalha o conceito “shampoo feminino não foi feito pra você” e tem uma estratégia muito parecida com a de Old Spice (“se você quer que seu homem cheire como homem, pare de comprar para ele sabonete líquido de mulher”).
Neste trabalho, iremos analisar os signos e simulacros presentes no comercial e contextualizá-los com o conteúdo dado em aula.
SIGNO
Na sociedade atual vivemos rodeados por sinais com diversos significados, alguns se mostram claramente o que querem dizer outros já nem tanto. Podemos chamar esses sinais de signos. Um signo pode ter significados diferentes para cada indivíduo, pois cada um tem o seu próprio julgamento. Segundo Santo Agostinho, “o signo é uma coisa que acima e fora da impressão que causa os sentidos faz algo diverso aparecer na mente, como consequência de si". Um sinal só é considerado signo quando alguém consegue interpretá-lo, atribuindo significado à um significante, sendo que significado é o que o signo expressa e significante o conteúdo presente no signo, seja ele uma imagem, som ou qualquer outro sinal.
SIMULACRO
De acordo com o autor (Aluizio Ramos Trinta, em Teorias da Comunicação – capítulo 5) “Simular a realidade por meio de imagens significa eliminar toda diferença