Relat Rio Do Trabalho Baudrillard
CURSO DE PRODUÇÃO CULTURAL
JEAN BAUDRILLARD
Rio das Ostras
2013
“ As pessoas foram adestradas para esperar um remédio milagroso fornecido pelos mestres do saber ou do poder. O sistema funciona assim. Se os intelectuais confessassem que nada tem a oferecer, a situação ficaria mais clara. Eles, claro, não o farão. ...Não pretendo inventar mais nada. Contento-me em dizer de várias maneiras as idéias que tenho desenvolvido sem me preocupar com uma prova improvável ou impossível”.
(Baudrillard in Machado da Silva, 1999 31-32)
Principais obras:
- O sistema dos objetos (1968)
- Sociedade de consumo (1970)
- Por uma crítica da política econômica do signo (1972)
- Da Sedução (1979)
- Simulacros e Simulação (1981)
- A Guerra do Golfo não aconteceu (1991)
- O lúdico e o policial (2000)
- O Espírito do terrorismo (2001)
- Requiém para as torres gêmeas (2002)
Origem
Jean Baudrillard nasceu na cidade de Reims, noroeste da França, em 20 de julho de 1929. De família humilde, seu pai era mineiro e seus avós camponeses. Com uma família distante das letras e artes, Baudrillard viveu num ambiente que em nada lembrava o mundo intelectual, razão a mais para ser o primeiro da família dedicar muito aos estudos no Liceu às humanidades. Nesta época, seus primeiros estudos foram de grande importância, pois Baudrillard entrou em contato com autores como Charles Baudelaire (1821-1867), Arthur Rimbaud (1854-1891) e Antonin Artaud (1896-1948), responsáveis pela sua imersão no universo do Simbolismo e do Surrealismo, seus primeiros passos num mundo oprimido, cruel e pessimista que vão manifestar-se em seus escritos ao longo de toda a vida.
Apesar de ter sido um autor original, algumas obras tocaram mais profundamente na sua alma. Uma delas foi de Artaud (poeta, ator, escritor, dramaturgo e diretor do teatro francês), que ensinou a Baudrillard que não há nada de errado em pensar de forma delirante, pois o sonho e a criação poética são meios de