PROJETO AMBIENTAL PARA ESCOLAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Educação Ambiental e Sociedade Sustentável
1 – APRESENTAÇÃO
A educação busca sempre novas fontes de informações é com este perfil que as escolas veem sendo atualizada constantemente conforme a demanda da sociedade, do mercado e também nos últimos tempos pelas necessidades de um ambiente mais saudável e responsável. É por esta perspectiva da educação ambiental rumo à sociedade sustentável cultivado no ambiente escolar e aliando-se as tecnologias que este estudo procura desmistificar conceitos desta temática e tratar das ações, projeções e resultados para capacitação dos professores. Oferecendo cada vez mais formas para que possam ser atuantes e mediadores do conhecimento para com os alunos.
2 – Justificativa
Este tema se justifica, pois a escola consiste em um espaço privilegiado para o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), possibilitando a realização de um trabalho sistematizado e planejado. Neste contexto, a educação ambiental no ensino fundamental deve favorecer a construção de conhecimentos que contemplem a formação de uma consciência ecológica, baseados em valores éticos, atitudes e comportamentos nos níveis individual e coletivo, focados na melhoria da qualidade de vida. A questão que move esta pesquisa é indagar como a educação ambiental pode ser aplicada ao ensino fundamental para a formação de uma sólida consciência ecológica, iniciando assim a construção de uma “sociedade sustentável”. O objetivo deste artigo é permitir a percepção da importância da educação ambiental, seus desafios e os direcionamentos necessários, no sentido de contribuir para a formação de cidadãos conscientes e críticos, preocupados com a realidade socioambiental e responsáveis pela mudança do cenário atual.
Consideramos que a educação ambiental para uma sustentabilidade equitativa é um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida. Tal educação afirma valores