lei das malhas e nos
FÍSICA EXPERIMENTAL II
Experimento: Lei das Malhas e Lei dos Nós
Datas de execução: 09/09/2011 e 16/09/2011
Vila Velha (ES), 23 de Setembro de 2011
1. Objetivo
Essa prática tem-se por objetivo não só manusear um multímetro como medidor de corrente e tensão, mas também aplicar a Lei das Malhas e dos Nós em circuitos com duas ou mais malhas.
2. Introdução
2.1 Apresentação do problema físico
Ao longo do experimento foram associados resistores em série, paralelo e misto com auxílio do proto-board com o intuito de montar circuitos elétricos e determinar sua resistência utilizando-se o multímetro.
2.2 Desenvolvimento teórico
De acordo com o livro “Fundamentos da Física”, Halliday e Resnick, volume 3, cap. 26 e 27, pág. 141 a 187: Para determinar a resistência equivalente em um circuito divisor de tensão, utilizou-se:
V = (R1 + R2 + R3 + R4 + R5) x i V = Req x i (1)
Para determinar a tensão em cada resistor de um circuito divisor de tensão, utilizou-se:
Para determinar a resistência equivalente em um circuito divisor de corrente, utilizou-se:
E, para determinar a corrente em cada resistor, utilizou-se novamente:
3. Procedimentos Experimentais
Inicialmente, foram escolhidos quatro resistores de mesma ordem de grandeza e mediram-se as respectivas resistências (nominal tolerância e medido). Na primeira das três partes do experimento foi montado um circuito de divisor de tensão com os quatro resistores em série, com a fonte de tensão regulada com 5,0V. Calculou-se e mediram-se as seguintes grandezas: resistência equivalente, voltagem dos quatro resistores e a corrente total. Na segunda parte fez-se um circuito divisor de corrente com os quatro resistores