Lei das malhas e dos nós
ENGENHARIA QUÍMICA – EQ5N
FÍSICA EXPERIMENTAL I
EQ5N
Experiência 2: Lei das Malhas e dos Nós
Realizado em 30 de abril de 2013
Vila Velha (ES), 14 de maio de 2013
1. OBJETIVO
O objetivo deste experimento foi operar uma fonte de corrente contínua regulada, amperímetro e voltímetro; aplicando a Lei das Malhas e dos Nós na resolução de circuitos elétricos.
2. PROBLEMA FÍSICO
Neste experimento foi trabalhado a Lei das Malhas e a Lei dos Nós aplicada a três circuitos básicos: série; paralelo; três malhas. Para isso foram escolhidos seis resistores que tiveram seus valores nominais devidamente anotados. Posteriormente os circuitos foram montados e com o auxílio de um multímetro e uma fonte, ajustada para 5V, foi calculado a corrente e a tensão. Durante o processo deste experimento foi necessário medir algumas grandezas: resistência (Ω); diferença de potencial ou tensão (V) e a intensidade da corrente (A).
2.1 Circuito em Série: Foram escolhidos para este circuito quatro resistores, dispostos em série para que assim fossem medidas suas resistências.
Figura 1: Circuito em série
2.2 Circuito em Paralelo: Os resistores usados neste circuitos foram outros diferentes, sendo assim possível medir a sua resistência.
Figura 2: Circuito em paralelo
2.3 Circuito Misto: Para a formação deste circuito além dos quatro escolhidos inicialmente no paralelo houve a escolha de mais dois resistores e daí medidas as resistências.
Figura 3: Circuito Misto
3. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
3.1 Leis das Malhas (2 ª Lei De Kirchhoff)
A Lei das Malhas também é conhecida como a 2ª Lei de Kirchhoff ou como a Lei das Tensões (KVL). Esta lei parte do princípio da conservação da energia de um determinado circuito fechado. (Equação 1)
3.2 Leis dos Nós
A Lei dos Nós é conhecida como a 1ª Lei de Kirchhoff ou a Lei das Correntes.