Síntese de Behaviorismo, Comportamentalismo e Ambientalismo.
Nathália Martins 123439-1
Mariane Cruz 130327-9
Marcela Marques 135392-6
Síntese de Behaviorismo, Comportamentalismo e Ambientalismo.
Trabalho para avaliação parcial na disciplina
Psicologia da Educação
Do Curso de Pedagogia
Professora Reni Rutkowski.
Universidade Cruzeiro do Sul
Campus: Anália Franco
São Paulo – 2013
BEHAVIORISMO
Segundo Bock (1999) behaviorismo é o estudo do comportamento em relação ao meio ambiente, seguindo o estimulo e resposta como ponto de partida para uma ciência do comportamento.
Segundo Larrouse Cultural (1995) behaviorismo esta estritamente ligada à afirmação da importância da psicofisiologia e ao mesmo tempo da influencia fundamental dos fatores do meio ambiente mais do que dos elementos inatos.
Segundo Watson (1913) as premissas básicas do behaviorismo eram simples, diretas e ousadas. Ele buscava uma psicologia cientifica que lidasse exclusivamente com os atos comportamentais observáveis e passiveis de descrição objetiva, em termos de estimulo e resposta. Além disso, alegava que ninguém jamais “havia visto, tocado, cheirado, experimentado ou transferido de um lugar para o outro a consciência”.
Segundo Skinner (1953) behaviorismo dedica-se ao estudo das respostas. Ele representava uma renovação do behaviorismo de Watson. O comportamento observável era tratado em sua pesquisa, e estabelecer as relações funcionais entre as condições de estimulo subsequentes do organismo era uma tarefa da investigação cientifica.
Segundo Sabini (1986) behaviorismo é psicologia do comportamento, corrente segundo qual a psicologia tem por objetivo o comportamento exterior do homem, analisa os aspectos do comportamento das pessoas, gestos, atitudes, personalidade.
COMPORTAMENTALISMO
Segundo a enciclopédia Larousse cultural(1995), comportamentalismo é sinônimo de behaviorismo. Relativo ao comportamento,