Simpatia e empatia no trabalho
Empatia é um componente vital da comunicação e faz com que seja possível receber mensagens e compreendê-las corretamente. A habilidade de escutar atenta e objetivamente outras pessoas e modificar abordagens em função daquilo que é identificado, define, em grande medida, a presença ou não da empatia.
Quando a empatia não está presente, a conversa é, na realidade, vários monólogos alternados; o vendedor fala com o cliente, o gerente fala com subordinados, mas nenhuma comunicação real acontece!!!!
Simpatia e Empatia
Segundo Brum. (2011), o relacionamento interpessoal é uma das características mais bem vindas e necessárias em um cenário onde produtividade, serviços e qualidade no atendimento são fundamentais para a sobrevivência das organizações.
São vários os fatores que fazem com que o individuo tenha habilidade de relacionar-se bem com outras pessoas entre eles estão presentes a simpatia e a empatia.
O autor comenta que temos que abordar cada uma dessas competências, para que possamos não só entendê-las, mas principalmente aprimora-las e incorpora-las ao nosso perfil comportamental.
A simpatia
A simpatia é uma das qualidades que nos torna mais queridos, amados, admirados e respeitados em nosso convívio pessoal e profissional. Ela é muito importante para a imagem que conseguimos transmitir de nossa própria pessoa. Imagem é a representação externa que somos internamente; é a forma que somos percebidos e que resulta na opinião que as pessoas tem de nós. Pessoa Fernando (1888-1935) disse: Eu quero sempre aquilo com quem me simpatizo. Eu torno-me sempre, mais tarde ou mais cedo aquilo com quem simpatizo. Seja uma pedra ou uma ânsia, seja flor ou uma ideia abstrata, seja uma multidão ou