Empatia
A EMPATIA NO RELACIONAMENTO TERAPÊUTICO:
UM INSTRUMENTO DO CUIDADO
Telma Elisa Carraro1, Vera Radünz2
RESUMO: Acreditando que o relacionamento humano seja instrumento fundamental para o cuidado de Enfermagem e que o mesmo traga consigo uma força que tanto pode ser usada positive quanto negativamente, procuramos tecer algumas reflexões sobre o tema, perguntando: Como nos relacionamos com as pessoas? E estamos utilizando o relacionamento enquanto instrumento de cuidado? Apontamos a empatia como estratégia para atuação junto ao “ser cliente”, para que o relacionamento se torne efetivamente terapêutico; aprimora-se assim o cuidado ao ser humano, sem desvalorizar outras estratégias. DESCRITORES: Relações enfermeiro-paciente; Relações interpessoais; Empatia, Cuidado de Enfermagem.
EMPATHY IN THE THERAPEUTIC RELATIONSHIP:
A CARING SKILL
ABSTRACT: We believe that establish relationship is a fundamental skill for Nursing care, wich can traduce a negative or a positive force. It depends in wich way it is used. Therefore, some considerations were made and we ask: How do myself relate to others? And how am I utilizing the relationship as caring skill? Empathy is pointed out as a strategy to improve care, without devaluating other communication elements.
DESCRIPTORS: Nurse-patient relations; Interpersonal relations; Empathy; Nursing care.
1
Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Mestra em Assistência de Enfermagem. Doutoranda em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina.
2
Professora do Departamento de Enfermagem da UFSC. Mestra em Assitência de Enfermagem. Doutoranda em Filosofia da Enfermagem pela UFSC.
Autor correspondente:
Telma Elisa Carraro
Rua Padre Camargo, 280 – 80062-240 – Curitiba - PR
Cogitare Enferm., Curitiba, v. 1 n. 2, p. 50-52 - jul./dez. 1996
51
ALGUMAS REFLEXÕES…
Acreditando que o relacionamento humano seja instrumento fundamental para a