Simbologia de risco
UNIP Universidade Paulista : DisciplinaOnline Sistemas de conteúdo online para Alunos.
II – ROTULAGEM E SIMBOLOGIA Pelo tipo de trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde, são incontáveis os riscos de acidentes de trabalho causados pela exposição a agentes tóxicos, corrosivos, queimaduras, lesões ou agentes patogênicos. A maioria dos acidentes de trabalho é decorrente de imperícia, negligência e, até mesmo, imprudência dos operadores. Existe, portanto, a necessidade de se estabelecerem normas rígidas de segurança.
Rotulagem
O rótulo de qualquer produto segue normas rígidas, determinadas por leis que especificam as informações mínimas necessárias para uma manipulação segura do produto. Porém, no caso de produtos químicos, que são passíveis de uma manipulação prévia ao uso, como uma diluição ou uma mistura, ou ainda, de um fracionamento em frascos menores, surge o risco de acidentes devido à má identificação. Todos os frascos, originais ou não, devem conter um rótulo com as seguintes informações:
* Quem preparou;
* Concentração (se aplicável);
* Cuidados;
* Data de preparo;
* Data de validade;
* Condições de estocagem. Importante: ao se reutilizar um frasco, é necessário removerse completamente a etiqueta inicial antes de colocar uma etiqueta nova. Caso seja encontrado um frasco sem rótulo de identificação, o produto deve ser descartado.
Rotulagem de resíduos biológicos Todo material contaminado deve ser coletado em separado do lixo comum. Esse material deve ser recolhido em sacos plásticos brancos com o símbolo de RISCO BIOLÓGICO. Caso haja a necessidade de armazenamento destes resíduos, estes devem ser depositados em baldes de lixo que apresentem a indicação de LIXO CONTAMINADO NÃO AUTOCLAVADO. Resíduos líquidos devem conter a descrição da natureza do soluto e do solvente, com respectivas concentrações. A informação deve ser o mais exata possível.
Simbolo de Risco Biológico Símbolos de Riscos Químicos